quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Folhas e molhos

A chuva está atrapalhando, mas insisto em encher o prato de salada todo dia na hora do jantar. Explico: está bem difícil encontrar verduras bonitas, mesmo que caras, na feira de domingo aqui perto de casa. Desde o início do ano tenho comprado alface e rúcula hidropônicas e acelga, que aparentemente sofrem menos com as chuvas intensas. Nessa última semana a situação melhorou e minha geladeira está bem abastecida de alface crespa, alface roxa, rúcula, escarola. Mas salada nenhuma tem graça sem um belo molho; por isso tenho vasculhado a internet atrás de boas ideias. A receita campeã é a de molho de mostarda, bem simples. Para fazer, preciso de uma boa pitada de sal, uma colher de sopa de vinagre branco (uso o de vinho branco), um pouquinho de salsa desidratada (é opcional), duas colheres de sopa de mostarda Dijon e azeite à vontade. O segredo é misturar bem todos os ingredientes exceto o azeite em uma tigela pequena e continuar misturando  à medida que se acrescenta o azeite. Só misturo (bem) às folhas na hora de servir. Normalmente também coloco na salada tomate e azeitona preta sem caroço (não uso faca, só espremo bem cada azeitona para o "caldinho" também temperar a salada). Fica sempre uma delícia.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Sucesso de público

Sempre que penso em variar o cardápio recorro ao google. Coloco o nome de uma receita, entro nos três ou quatro primeiros resultados da busca, faço uma "média" dos ingredientes e das maneiras de preparar e, voilà, chego à minha própria receita. Foi assim que inventei um prato que fez o maior sucesso aqui em casa: peito de frango com mostarda e mel. É rápido, fácil e diferente (fica picante e agridoce ao mesmo tempo). Sem demora, à receita:
- 500g de filé de frango (uso o Korin, criado sem antibióticos) em cubos; sal e pimenta-do-reino a gosto; duas pimentas dedo-de-moça picadas (para não ficar muito forte tiro as sementes); uma cebola picada; dois dentes de alho espremidos; salsinha picada; duas colheres (chá) de mostarda Dijon; duas colheres (chá) rasas de mel; meio copo americano de vinho branco; meio copo americano de água; azeite. Em uma panela média, refogo a cebola, o alho e o frango (temperado com sal e pimenta), por uns cinco minutos. Depois junto a pimenta dedo-de-moça, o vinho e a água e deixo cozinhar por pouco menos de dez minutos em fogo baixo. Em seguida, acrescento a mostarda e o mel e verifico se está bom de sal. Para terminar, desligo o fogo e misturo a salsinha. Combina com arroz e legumes.