quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Folhas e molhos

A chuva está atrapalhando, mas insisto em encher o prato de salada todo dia na hora do jantar. Explico: está bem difícil encontrar verduras bonitas, mesmo que caras, na feira de domingo aqui perto de casa. Desde o início do ano tenho comprado alface e rúcula hidropônicas e acelga, que aparentemente sofrem menos com as chuvas intensas. Nessa última semana a situação melhorou e minha geladeira está bem abastecida de alface crespa, alface roxa, rúcula, escarola. Mas salada nenhuma tem graça sem um belo molho; por isso tenho vasculhado a internet atrás de boas ideias. A receita campeã é a de molho de mostarda, bem simples. Para fazer, preciso de uma boa pitada de sal, uma colher de sopa de vinagre branco (uso o de vinho branco), um pouquinho de salsa desidratada (é opcional), duas colheres de sopa de mostarda Dijon e azeite à vontade. O segredo é misturar bem todos os ingredientes exceto o azeite em uma tigela pequena e continuar misturando  à medida que se acrescenta o azeite. Só misturo (bem) às folhas na hora de servir. Normalmente também coloco na salada tomate e azeitona preta sem caroço (não uso faca, só espremo bem cada azeitona para o "caldinho" também temperar a salada). Fica sempre uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário