Não faz nem dois meses que mudei meu horário de trabalho pela terceira ou quarta vez nos últimos tempos. Quem me conhece sabe o quanto sou metódica e pode imaginar como sofro pra me adaptar a cada nova rotina. Por ora, já me acostumei a almoçar e restaurante todo dia (até me dá ideias de novas receitas, assunto para outro post), mas agora tenho ainda mais fome no fim da tarde. Nada melhor, portanto, que abrir a porta de casa e dar de cara com uma tortinha de banana, ótima para acompanhar um chá-mate com limão. Essa receita tem sido minha salvação nos últimos tempos. Ela é fácil, rápida e ainda resolve um problema adicional: o que fazer com aquelas quatro bananas que sobraram da feira da semana passada? Aliás, quem frequenta feira livre já deve ter percebido que, no caso das bananas, só existem dúzias de 14 e meias-dúzias de 7 (generosidade dos feirantes pra conquistar as freguesas...). Aí vai a receita:
Torta de banana (para duas pessoas)
– uma xícara de farinha de trigo (eu costumo peneirar, deixa a torta mais fofinha)
– uma xícara (não cheia) de açúcar mascavo (essa parte merece uma observação: em casa eu só uso açúcar mascavo, que adoça bem menos que o refinado; quem preferir o tradicional branquinho deve reduzir a quantidade se não quiser que a torta fique muito doce, até enjoativa)
– um ovo
– uma colher de sopa de margarina sem sal em temperatura ambiente (acho que fica melhor assim, mas também já fiz com a margarina com sal e deu certo)
– uma colher de chá de fermento em pó
– canela em pó a gosto
– quatro bananas prata cortadas no comprimento
– uma xícara (não cheia) de leite
– O preparo é bem simples. O primeiro passo é acender o forno a 180º para pré-aquecimento. Em uma tigela grande, misturo o ovo, a margarina e o açúcar e bato (na mão mesmo, sem batedeira) até formar um creme (demora uns três ou quatro minutos). Depois acrescento a farinha e o leite, misturando até formar uma massa homogênea (não muito espessa). Por último, entra o fermento, que deve ser lentamente incorporado à massa. Para levar ao forno, uso uma assadeira daquelas retangulares e pequenas (especiais para fazer pão de forma) com teflon, mas um bom marinex também serve. Unto com margarina e polvilho com canela. Em seguida, despejo metade da massa. Por cima vai uma camada das bananas cortadas; o restante da massa e o que sobrou das bananas. Não sei por que, mas é legal dar uma batidinha na assadeira antes de levá-la ao forno. Na minha casa, a 180º, a torta fica pronta em 25 minutos, mas é bom sempre ficar de olho depois de 20 minutos. Se um garfo fincado na massa sair limpinho, está pronta. Dependendo da fome (ou da vontade de comer) desenformo ainda quentinha.
Adorei relembrar essa receita, faz séculos não fazia e nem saberia mais caso vc não tivesse falado nela. Legal, obrigada!
ResponderExcluirvilma
Uma hora dessas levo um pedaço pra você! bjs
ResponderExcluir