As justificativas que mais ouço de quem tem vontade mas não consegue cozinhar todo dia podem ser resumidas em uma pergunta bem simples: "o que vou fazer hoje?". A preocupação com a diversidade do cardápio acaba afastando muita gente do prazer de comer a própria comida. Já passei por isso, fiquei muitos anos descongelando refeições no micro-ondas pra não precisar sentar diante de uma caneta e uma folha em branco e montar um singelo cardápio de três ou quatro dias. Talvez tenha aprendido a encarar a tarefa trabalhando com edição no jornal: é sempre preciso saber o que combina, qual a melhor sequência de fotos e textos em uma página, o que é essencial, o que é acessório.
Se a vontade de desfrutar da comidinha caseira for realmente grande (os benefícios, garanto, são compensadores), basta partir de um princípio básico da alimentação saudável - ter sempre um carboidrato, uma proteína e uma fonte de minerais e fibras em cada uma das principais refeições do dia. Nesse ponto, vale um parênteses: o arroz-feijão-bife-salada que antes da era fast-food representava o típico prato brasileiro do cotidiano mais atrapalha do que ajuda na elaboração do cardápio. Essa ideia de arroz-feijão-mistura limita muito nossa criatividade na cozinha. Dou um exemplo. Em um dia da semana qualquer a gente pode trocar o arroz por uma batata assada com ervas e/ou o feijão (que é uma delícia, mas muito trabalhoso) por uma salada de lentilhas; dá também pra substituir o bife por um omelete de queijos (proteína) e escolher como carboidrato um purê de mandioquinha. Com mais opções dá pra montar um cardápio diferente a cada semana e - por que não - repeti-lo uma vez por mês. É assim que tenho feito - e tem dado certo. Detalhes: como não tenho muito tempo, os pratos se repetem pra almoço e jantar (isso muda se estou em casa de folga) e se sobrar alguma coisa sempre invento uma receita nova de sopa. Pra quem quiser um ponto de partida, aí vai meu cardápio desta semana:
Segunda-feira: arroz, feijão, carne moída com legumes, salada de alface e tomate (para o jantar fiz uma canja com um frango desfiado que tinha pronto na geladeira)
Terça-feira: espaguete integral à bolonhesa, salada de ervilha (em conserva, da marca Casino, do Pão de Açúcar, é ótima) com tomate
Quarta-feira: Badejo ao forno com batata, azeitona verde e brócolis; salada de alface e tomate
Quinta-feira: arroz com legumes e curry, omelete de queijo branco e peito de peru, salada de escarola
Sexta-feira: filé de frango empanado (no forno), purê de batata, salada de couve-flor com tomate e salsinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário