sábado, 21 de agosto de 2010

A preguiça

Hoje é sábado, estou sozinha em casa, está gelado aqui dentro apesar do solzinho lá fora. E vou precisar fazer alguma coisa pra almoçar. Pessoas mais práticas diriam "liga pro delivery e pede um yakissoba", mas  depois que a gente acostuma com o tempero de casa fica mais exigente. Resultado: terei que vencer a preguiça e encarar o fogão. Acho que cozinhar no almoço de sábado é ainda mais complicado do que montar um cardápio para a semana. Não posso fazer muita comida, porque provavelmente amanhã eu e o Cesar (preciso apresentar aos que não conhecem: o amor da minha vida, companheiro há quase 15 anos e principal cobaia das minhas experiências na cozinha) não vamos amoçar em casa e não quero jogar nada fora. Vou apelar, então, para o velho forno do meu Brastemp embutido, que em 20 minutos deixa pronta a receita de abobrinha com parmesão, que posso acompanhar de um arroz com alho-poró e cenoura (ah, ainda bem que sobrou na geladeira meio pé de alface higienizado pra fazer uma salada com tomate e azeitona preta temperada). A receita:

Abobrinha no forno (para duas pessoas)
– Uma abobrinha italiana cortada em rodelas finas
– Uma cebola média cortada em rodelas
– Sal (pouco) e pimenta (do reino ou calabresa)
– Parmesão ralado na hora
– Azeite extravirgem (faz toda a diferença)
– O preparo, na verdade, se resume à montagem em uma assadeira (de preferência de vidro com teflon, não gruda nada). Na sequência, vão o azeite, a abobrinha, o sal, a pimenta, a cebola e o parmesão cobrindo tudo. Antes de colocar no forno (pré-aquecido), ponho mais um fio de azeite. Já tentei essa receita também com um ovo batido na mistura, dá uma boa liga nos ingredientes. Deixo 20 minutos no forno a 180º. A gente sabe que ficou pronto quando sente o cheiro delicioso do parmesão gratinado.

4 comentários:

  1. Humn... que gostoso!! Deu até fome! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Sensacional falar das receitas do dia a dia. Está cheio de blogs por ai para falar de coisas complexas, mas nós sabemos o tempo que leva para fazer o gostoso e prático na correria.
    Quanto a abobrinha, já experimentou colocar mussarela? Eu já pus no lugar do parmesão, fica mais "puxento", mas delicioso.
    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Dona Rê,
    Excelente a ideia desse blog. Melhor ainda se vc rechea-lo com receitas e sugestões de cardápio para a semana. Sou totalmente leiga no assunto, mas receitas fáceis eu faço. Vou experimentar a abobrinha. Por favor, mande outras mais.
    bjs,
    Estela

    ResponderExcluir
  4. Meninas, obrigada pela audiência! Só me incentiva a escrever mais vezes. Fê, vou tentar usar a mussarela e vou fazer um teste com os dois queijos (quejo nunca é demais, adoro!) Estela, vou pensar com carinho em um cardápio bem facinho. Andréa, qualquer dia a gente combina de vcs irem em casa almoçar ou jantar (assim a gente dá uma folguinha pra nossa sogra...) bjs pra todas

    ResponderExcluir