domingo, 12 de setembro de 2010

O forno de novo

Quando comecei a me interessar pela cozinha além do micro-ondas para descongelar pratos prontos (não gosto nem de lembrar dessa fase...), eu pouco usava o forno convencional. De vez em quando fazia um bolo, assava uma peça de carne que vinha já temperada do açougue (outra prática que abandonei de uns tempos pra cá). Agora que já estou mais experiente, meu velho forno a gás trabalha duro praticamente todos os dias. Observando receitas na TV, em outros blogs e sites de culinária, notei que ele é um grande aliado de quem não tem tempo. Na minha visão bem prática das coisas, o forno facilita a vida por deixar no ponto certo de tempero e cozimento desde o salmão até o omelete de queijos, da batata com alho-poró à peça de filé mignon com cebolinhas. E, mais importante: suja muito menos utensílios do que fazer vários pratos nas panelas – afinal, em casa não temos "produção" para deixar a pia e a bancada limpinhos... Quem acompanhar o blog vai perceber que tenho muitas receitas pra fazer no forno, como a pioneira abobrinha com parmesão. Aí vai mais uma delas:

Frango com mostarda Dijon e vinho branco (para duas pessoas)
– quatro filés de peito de frango de altura média (dica: sempre compro frango da marca Korin, que cria os animais sem usar antibióticos; é beeeeeem mais caro que o frango convencional, mas o sabor faz valer cada centavo; compro, em geral, no Pão de Açúcar, em bandejas que custam cerca de 15 reais)
– uma colher de chá cheia de mostarda Dijon (outra observação: essa mostarda francesa é um achado, não tem absolutamente nada a ver com a que usamos no cachorro-quente no Brasil; nos grandes supermercados sempre tem; um vidrinho custa cerca de 10 reais e dura um mês na geladeira depois de aberto)
– dois dentes de alho espremidos
– sal e pimenta (do reino ou calabresa) a gosto
– meia xícara de chá de vinho branco (não precisa ser top, mas também não dá pra fazer com vinho de 5 reais)
– uma cebola (gosto de usar as grandes) cortada em rodelas
– azeite extravirgem
– salsinha picada

Modo de preparar:
Antes de tudo, acendo o forno baixo para pré-aquecer (faço isso em todas as receitas preparadas no forno). Tempero os filés de frango com o sal, a pimenta e o alho. É importante espalhar bem o tempero, sem dó de sujar as mãos. Em seguida, passo a mostarda nos filés, que vão ficar com um lindo aspecto amarelado. À parte, unto uma assadeira de vidro com teflon (outro achado, que vai merecer um post próprio) com azeite (gosto de colocar bastante, para ajudar a umedecer o frango), disponho as cebolas em rodelas e arrumo os filés sobre elas. Rego o frango com o vinho branco (na verdade, sempre coloco um pouquinho mais do que sugere a receita, até formar uma "piscininha" na forma). Termino com mais um fio de azeite e levo ao forno, com a assadeira coberta com papel-alumínio. A 160º graus, mais ou menos, fica pronto em 40 minutos (em menos de dez minutos, exala um aroma maravilhoso, mistura do vinho com a mostarda). É importante, antes de servir, verificar se os filés estão bem cozidos (eles ficam branquinhos por dentro; se estiverem rosados precisam de mais tempo no forno). Na hora de colocar na mesa, vai a salsinha por cima. Como acompanhamento, vale um arroz fresquinho ou uma batata cozinda no vapor com ervas secas.

Um comentário: